Caravana Digital promove mostra de vídeos de animação no 43º Festival de Inverno da UFMG em Cataguases

Grupo de Teatro Kabana em apresentação no Festival de Inverno da UFMG em Cataguases

A Caravana Digital, formada por um conjunto de projetos do Programa Vivo Lab, está em  Cataguases para o 43º Festival de Inverno da UFMG que vai até dia 24 de julho. Uma das atrações da Caravana Digital é a exposição audiovisual e de tecnologias digitais, que acontece no Centro Cultural Eva Nil (Estação Ferroviária). A exposição traz um pouco dos 14 projetos do Programa Vivo Lab, resultado da criação coletiva de artistas, produtores e realizadores de Minas Gerais. A exposição, que se encerraria no último domingo, foi prolongada até o próximo sábado, dia 23 de julho, e fica aberta de 12 às 19h.

Em parceria com o Fábrica Animada, a Caravana traz para o Festival uma mostra de vídeos de animação. O projeto Fábrica Animada reúne equipes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC/UNIS) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) para a produção de curtas-metragens com diferentes técnicas de animação. Na sexta, dia 22 de julho, será o lançamento do Fábrica Animada, a partir das 18h30 no Centro Cultural Humberto Mauro. No domingo, dia 24 de julho, é a vez do Cine Caravana exibir os filmes do projeto Fábrica Animada na Praça Santa Rita, às 19h30.

Rede

A Caravana é uma rede de 14 projetos que peregrina por cidades de Minas Gerais, oferecendo palestras, mostras audiovisuais, oficinas, performances e outras atividades para a população das cidades. O objetivo da Caravana Digital é desenvolver uma rede transformadora, proporcionando a circulação e compartilhamento de arte, tecnologia, experimentação e idéias. Este ano, a Caravana já passou por Guaxupé e Juiz de Fora.

Em Cataguases, as atividades da Caravana integram a programação do Festival de Inverno da UFMG em um diálogo na discussão sobre novas mídias, formatos e linguagens. Um dos destaques da programação foi a participação do Grupo de Teatro Kabana. O grupo ofereceu a oficina Leituras Dramáticas, que durou três dias e destinou-se a interessados em artes cênicas. Os alunos tiveram na oficina uma preparação para uma boa leitura, trabalhando elementos como entendimento do texto, subtexto, pausas e ênfases. Na oficina, os professores Mauro Xavier e Nélida Prado ensinaram um pouco do que foi apresentado na performance Os Amandes de Sherazade, do grupo Kabana. O grupo se apresentou na Praça Santa Rita no último domingo, dia 18 de julho, em um espetáculo que “é uma mistura de teatro de rua com as novas tecnologias”, segundo Nélida Prado, diretora e atriz do grupo.

Além da parceria com a Caravana Digital, o Festival de Inverno da UFMG tem outras atrações em Cataguases.

Anúncios

Sobre cataguasesviva

Blog do site cultural da cidade que, além de mostrar todo o potencial artístico de Cataguases, promove ações voltadas à área cultural e divulga sua agenda.

Publicado em julho 19, 2011, em Cataguases. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: